terça-feira, 3 de novembro de 2009

Daniel Azulay em Lisboa a celebrar 30 anos de carreira

Daniel Azulay, pedagogo e artista plástico brasileiro que marcou várias gerações de crianças a partir dos anos 70, comemora 30 anos de carreira em Portugal. Assim, a Casa da América Latina recebe a exposição “A Porta” e o atelier para crianças “Algodão Doce”.

Inaugurada no dia 20 de Outubro na Casa da América Latina, “A Porta” é a quarta exposição de Daniel Azulay na Europa, depois de duas mostras na Finlândia, "The Door" - AVA Galleria (2007) e “Cores Tropicais” - Centro Cultural Poleeni de Pieksämäki (2009); e na Suécia, Estocolmo, com “The Beginning of Life 1” - GalleriArtes Brasil (2007). A mostra traz ao público português a visão criativa de um artista versátil que, ao longo de uma consistente carreira, atingiu grande maturidade no campo da pintura contemporânea.


Na manhã de sábado, 24 de Outubro, a Casa da América Latina recebeu um grupo de crianças para o atelier de desenho “Algodão Doce” conduzido pelo próprio Daniel Azulay. Daniel era interactivo, mesmo antes deste conceito entrar na moda. O termo reciclagem ainda nem existia e ele já propunha às crianças o uso pioneiro de lixo doméstico, a reutilização de materiais de forma criativa. E foi sob este mote que o atelier decorreu.

Daniel Azulay
É um dos grandes ídolos da geração que cresceu nos anos 70 e 80 no Brasil. A sua presença na televisão marcou uma época. Ao contrário de outros apresentadores, que se limitavam a uma pequena interacção com o público e a exibir desenhos animados estrangeiros, Daniel foi dos primeiros apresentadores infantis a estimular as crianças a pensar por si próprias e a desenvolver a criatividade através da arte. Artista plástico e gráfico, Daniel Azulay foi, na época, um grande difusor do desenho artístico e da tradição oral dos contadores de histórias.

1 comentário:

Desenhart Atelier disse...

Um grande artista! merece o carinho e respeito dos portugueses!Parabéns!

Enviar um comentário