terça-feira, 3 de novembro de 2009

Clube de Leitura das Américas - 2666, de Roberto Bolaño

Dia 12 de Outubro coincidiu com a abertura do Clube de Leitura das Américas. Criativo e lúdico, o Clube, criado em parceria com a Quetzal, é um espaço de debate e discussão sobre livros escolhidos da série américas - linha da editora que traz a Portugal o melhor da literatura latino-americana contemporânea - e da série língua comum, dedicada a autores brasileiros. Sob a orientação José Mário Silva, os 3 primeiros encontros incidem sobre o mais recente lançamento da série américas, 2666, do chileno Roberto Bolaño.


Roberto Bolaño
(Santiago do Chile 1953 – Barcelona 2003). É considerado um dos mais importantes escritores latino-americanos da sua geração. Entre outros prémios, como o Rómulo Gallegos ou o Herralde, Roberto Bolaño já não pôde receber o prestigiado National Book Critics Circle Award, o da Fundación Lara, o Salambó, o Ciudad de Barcelona, o Santiago de Chile ou o Altazor, atribuídos a 2666, unanimemente considerado um fenómeno literário. A publicação de 2666 em Espanha e nos Estados Unidos resultou num caso raro de popularidade a que aos jornais de referência passaram a chamar “Bolañomania”.


José Mário Silva
Jornalista, é coordenador da secção de Livros do suplemento Actual (Expresso), colaborador da revista Ler e mantém o blogue www.bibliotecariodebabel.com


Próximas sessões sobre 2666*:
02 de Novembro e 16 de Novembro.

* Participação mediante inscrição. A participação é gratuita e os membros do clube beneficiam de 10% de desconto na aquisição dos livros.

Sem comentários:

Enviar um comentário