terça-feira, 10 de novembro de 2009

A Metropolitana na Casa da América Latina – Recital de Violino

A Casa da América Latina recebeu o segundo de quatro concertos de música de câmara organizados em parceria com a Metropolitana. Foi a 24 de Outubro e contou com o músico Alexêi Tolpygo, num recital de violino onde foram apresentadas obras de Bach, Hindemith e do jovem compositor mexicano Miguel Angel Almaguer Molina.


Alexêi Tolpygo

Nasceu em Moscovo em 1965. Formou-se no Instituto Superior de Música e Pedagogia de Gnêssin, onde obteve o Diploma de Licenciatura em 1990. Em 1987 ingressou na Orquestra Filarmónica de Moscovo. Colaborou também com as orquestras "Soviet Festival Orquestra"e "State Chamber Orquestra", com quem actuou em mais de 30 países. Em 1991 foi convidado a integrar um grupo de música de câmara intitulado "Moscow Piano Quartet", quarteto que veio residir para Portugal em 1993, a convite da Escola Profissional de Arcos do Estoril. Desde então, tem efectuado inúmeros concertos no país e no estrangeiro. Entre 1996 e 2000 foi violinista da Orquestra Metropolitana de Lisboa e professor na Academia Nacional Superior de Orquestra. De 2000 até 2005 trabalhou na Orquestra Nacional do Porto. Formou o Trio Portus Cale, com o qual participou com muito êxito no festival “Noites de Massarelos” no Porto. Em Setembro de 2005 voltou à Orquestra Metropolitana de Lisboa na qualidade de Solista B. Participa na Orquestra Utópica, nos concertos na Casa da Música, no Porto, e na Culturgest. Entre 2007 e 2009 esteve na Rússia, integrando a Orquestra Nacional Russa. Neste período participou no Brahms Trio. Regressou na temporada 2009/10 à Orquestra Metropolitana de Lisboa.



Próximos concertos:

29 de Janeiro 2010
Duo de Clarinete e Percussão - Jorge Camacho (clarinete), Fernando Llopis (percussão).
Obras de Louie, Blanton e Parker.

26 de Fevereiro 2010
Quarteto de Sopros - Bryony Middleton (oboé), Jêrome Arnouf (trompa) Jorge Camacho (clarinete), Bertrand Raoulx (fagote).
Obras de Villa-Lobos e Mignone.

Sem comentários:

Enviar um comentário