quarta-feira, 1 de julho de 2009

A Ibero-América faz Design: I Bienal Ibero-Americana de Design em Madrid

A Central de Design do Matadero, em Madrid, recebeu a I Bienal Ibero-Americana de Design (BID), de 24 de Novembro de 2008 a 3 de Maio de 2009. 320 projectos de mais de 250 designers representaram os 22 países participantes. Foram percorridos vinte anos de design, com projectos concebidos e produzidos na Península Ibérica e América Latina, coincidindo nomes consagrados e talentos emergentes. A organização esteve a cargo da Associação de Designers de Madrid (Dimad).

A BID – Bienal Ibero-Americana de Design de Madrid foi criada em 2007 por 24 designers provenientes de 14 países da América Latina e Península Ibérica - Argentina, México, Equador, Espanha, Portugal, Peru, Brasil, Chile, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Cuba e República Dominicana. Do fundador Comité Académico Assessor da BID são membros os portugueses Henrique Cayatte, João Machado e Francisco Providência.

A Declaração de Madrid, assinada em Novembro de 2007 pelos membros do Comité, reflecte sobre o estado da arte do design ibero-americano e espelha a missão e os objectivos da BID. Segundo o site oficial, esta Declaração "tem o valor de ser uma primeira tomada de posição em conjunto face ao desenho ibero-americano." Selecionámos alguns excertos da Declaração de Madrid:

“O design da Ibero-América é uma realidade insuficientemente conhecida e valorizada.”

“O nível profissional dos designers ibero-americanos, o potencial dos seus milhares de estudantes e o surgimento de instituições para o desenvolvimento do design são expoentes de uma capacidade coincidente com a própria realidade emergente da Ibero-América. A Bienal Ibero-americana de Design nasce com a vocação de transmitir esta realidade às instituições, empresas, centros de formação profissional, administrações públicas e à sociedade em geral.”

“Neste começo do século XXI, imersos em uma cultura cada vez mais globalizada, a produção significativa do design ibero-americano surge como contraponto de diversidade e expoente de uma realidade vital e mestiça diante da proposta de homogeneidade e uniformidade dominante.

“No marco de uma sociedade crescentemente desigual, o design é uma ferramenta eficaz para o desenvolvimento e coesão de nossa região, gerando níveis mais altos de inovação e competitividade em nossas economias.”

A Bienal Ibero-americana de Design será muito mais que uma exposição de trabalhos e abordará o território do design de maneira transversal à própria disciplina, gerando âmbitos de discussão que irão abarcar aspectos e temas relacionados com a cultura, a educação, a indústria, o mercado e, em geral, a sociedade e suas necessidades.”

Para além da exposição na Central de Design Matadero, o programa da Bienal Ibero-Americana de Design em Madrid passou pela Casa de América, com a exposição Kabum! Mix - mostra de cartazes criados por crianças das favelas brasileiras, pelo Instituto do México com “Cajas de trânsito: Sillas desde México” e pelo Museu de Artes Decorativas com mobiliário de Cristian Valdés, Sérgio Rodrigues e Ximo Roca.


Tudo sobre a Bienal Ibero-Americana de Design no seu site oficial - aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário